quinta-feira, 17 de maio de 2007

Razão de nosso viver...

Só para descontrair um pouquinho!!!!! Frase ótima!!!!!









Cultura primária de células nervosas do córtex do embrião de um rato, imunofluorescência
www.zeiss.com/.../PentaFluarS_App4_grande.jpg
www.salk.edu/news/releases/images/gage_dec12.jpg

..............






http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/pot2.htm



Circulação do CSF

(Em verde-claro, líquido cefaloraquidiano)

ventrículos laterais--> foramen de Monro do terceiro ventrículo --> aqueduto de Sylvius --> IV ventrículo--> foramen de Magendie e Luschka--> espaço subaracnóide sobre o cérebro e medula espinhal --> reabsorção no seio venoso via granulações aracnóides.


www.cerebromente.org.br/n02/fundamentos/csf2.gif

..........








www.guia.heu.nom.br/images/Funçoes_cerebro3.jpg

LÂMINAS OU IMAGENS RELACIONADAS COM O TEMA!









figura 1 : corte transversal da medula espinhal
figura 2 : tumores do sistema nervoso
figura 3 e 4 : alguns complementos


www.virtual.epm.br/.../histo/images/41.jpg

sábado, 5 de maio de 2007

Pia-Máter



137.222.110.150/calnet/vetneuro/image/pia%20E.jpg


1. Reveste intimamente o cérebro e a medula espinal.
2. É uma membrana vascular.
3. Pia-máter do encéfalo:

- Reveste toda a face do cérebro, aprofundando-se entre os giros e as lâminas do cerebelo, e é envaginada para formar a tela coróide do terceiro ventrículo e os plexos coróides do ventrículo lateral e do terceiro ventrículo.

4. Pia-máter espinhal:

- É mais firme e menos vascular, mas, como a pia-máter do encéfalo, consiste em uma “epipia” externa que contém vasos maiores e uma “ pia-glia “ ou “pia-íntima” em contacto com o tecido nervoso.


http://portfolio.med.up.pt/pipoca/patologia/meninges.htm

Aracnóide do encéfalo







www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/DSCN20391+.JPG

1. Membrana delicada que envolve o encéfalo e a medula espinal, situando-se entre as meninges pial e dural, separada da dura-máter pelo espaço subdural, que é atravessado por trabéculas isoladas, e da pia-máter pela cavidade subaracnóide, que é preenchida com líquido cefalorraquidiano.

- A cavidade subaracnóide

Entre a aracnóide e as meninges piais. Contém líquido cefalorraquidiano e vasos sanguíneos maiores da parte central do sistema nervoso, sendo atravessada por delicadas trabéculas de tecido conjuntivo, unindo a aracnóide e a pia-máter.
Onde quer que o cérebro e o crânio não estejam intimamente adaptados, a aracnóide é separada da pia-máter por amplos intervalos, denominados cisternas subaracnóides, sendo estas contínuas entre si através da cavidade subaracnóide geral, da qual elas são apenas dilatações.

- As granulações aracnóides

São pequenas elevações, ocorrendo geralmente em aglomerações próximas dos seios sagital superior, transverso e de alguns outros. Elas projectam-se em direcção ao seio sagital e suas lacunas venosas.
Elas causam atrofia de pressão no osso, produzindo depressões na face interna do crânio.
As granulações aracnóides são intumescências macroscópicas, ou distensões, de diminutas projecções da aracnóide do encéfalo, denominadas vilosidades aracnóides.
O líquido injectado na cavidade subaracnóide penetra nas granulações e vilosidades e daí para os seios venosos da dura-máter por osmose.

http://portfolio.med.up.pt/pipoca/patologia/meninges.htm

Dura-máter










upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archiv...

1. Membrana inelástica, espessa, densa;
2. A mais externa das meninges;
3. Dura-máter do encéfalo:
-reveste a cavidade do encéfalo.
- separam-se para englobar os seios venosos que drenam o sangue do cérebro.
- adere às faces internas dos ossos cranianos.
- provavelmente, exerce uma influência estabilizadora sobre o movimento do encéfalo na cavidade do crânio.
- estrutura basicamente fibrosa, com predominio de fibras brancas e com algumas fibras elásticas. As fibras colagéneas estão densamente arranjadas em lâminas, nas quais elas se situam paralelamente em fascículos com ângulos largos entre eles nas lâminas adjacentes, produzido uma aparência entrelaçada.

4. Dura-máter espinhal :
- bainha frouxa, que representa apenas a camada interna ( meníngea ) da dura-máter do encéfalo
- está presa à margem do buraco magno e nas faces posteriores dos corpos das segunda e terceira vértebras cervicais, e também por feixes fibrosos ao ligamento longitudinal posterior.

http://portfolio.med.up.pt/pipoca/patologia/meninges.htm

Meninges



www.uftm.edu.br/.../patge/imagem/mac0107.jpg

O cérebro e a medula espinhal são revestidos por três membranas- As Meninges- a Dura-máter, a Pia-máter e a Aracnóide, de fora para dentro
Trata-se de uma estrutura aproximadamente ovóide, medindo cerca de 10x5cm, revestida, inicialmente, por uma camada de fibrina. Posteriormente, esta é substituída por neoformação conjuntivo-vascular à partir de fibroblastos que migram da dura-máter em direção ao hematoma. O conteúdo inicialmente sanguíneo vai sendo substituído, pela hemólise e por digestão, por um conteúdo branco-amarelado; daí o nome higroma, pelo qual é também conhecido. Parte da coloração castanho-dourada da superfície é devido à decomposição da hemoglobina dando origem a hemossiderina.

www.uftm.edu.br/.../patge/imagem/mac0107.jpg

Ventrículos Cerebrais: Nosso Lago Interno









Vesículas parasitárias na região quiasmática.
Preenchiam os espaços entre os nervos ópticos e os segmentos iniciais das Aa. cerebrais anteriores. A grande hidrocefalia dos ventrículos laterais deve-se à obstrução à circulação liquórica nas cisternas da base.

www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/DSC49048+.JPG

Nós temos água no cérebro e na medula espinhal. Por que? Primeiro, para sustentá-los e amortece-los contra choques. Segundo, para "limpar" resíduos do metabolismo, drogas e outras substâncias que se difundem no cérebro através do sangue, além de servir como meio de difusão de células de defesa imunológica e de anticorpos. Terceiro, para nutrir o epêndima e estruturas periventriculares.
O fluído do cérebro é chamado de líquido céfaloraquidiano (líquor) ou fluído cérebro-espinhal. O líquor é um líquido claro, com pequenas quantidades de proteína, potássio, glicose e cloreto de sódio. Se o crânio for subitamente deslocado, a densidade do líquor serve para reduzir o impacto entre o encéfalo e os ossos do crânio, reduzindo por meio disso, danos compulsivos. Se o cérebro ou os vasos sanguíneos que o irrigam aumentam de volume, o líquor é drenado e diminui a pressão intracraniana, para manter o volume constante.
O crânio é como uma "caixa rígida". Quando a pressão intracraniana é aumentada (por injúria ou hidrocefalia), o crânio se torna excessivamente preenchido com tecido cerebral inchado, sangue, ou líquor e pode aumentar a pressão sobre o tecido cerebral. A pressão intracraniana aumentada pode causar mudanças nas respostas dos pacientes incluindo agitação, confusão, resposta diminuída, e coma.
O líquor circula no cérebro e medula espinhal através de cavidades especiais que constituem o chamado sistema ventricular (do termo em latim venter, cavidade). As cavidades são designadas como dois ventrículos laterais, o terceiro ventrículo e o quarto ventrículo. Comunicando os ventrículos laterais com o terceiro ventrículo encontram-se os forames ventriculares (um em cada hemisfério cerebral), enquanto o aqueduto de Sylvius comunica o terceiro ventrículo, situado no diencéfalo, com o quarto ventrículo, situado no rombencéfalo. Em cada uma das quatro cavidades ventriculares evagina-se um plexo vascular, responsável pela produção do líquor (o plexo coróide)
Os ventrículos laterais invadem os lobos frontal, temporal e occipital. Por isso, são considerados em cada ventrículo, três cornos: um anterior ou frontal, outro posterior ou occipital e, finalmente, o inferior ou temporal.
Cada ventrículo contém o plexo coróide (tecido especializado dos ventrículos) que produz o líquor.
Se houver uma obstrução em determinado ponto, o líquor se acumula e comprime o tecido nervoso vizinho de encontro à caixa craniana que o protege. Originam-se assim, casos de hidrocefalia, com sérios prejuízos das funções cerebrais. As cavidades ventriculares ficam excessivamente amplas, devido à estagnação do líquido em seu interior. Com isso, aumenta a pressão intracraniana.

http://www.cerebromente.org.br/n02/fundamentos/ventriculos.htm

Rinencéfalo

Denomina-se rinencéfalo as porções de cada hemisfério cerebral relacionadas com a recepção, condução e integração das sensações olfatórias. O rinencéfalo não é uma estrutura anatômica delimitada, é um conjunto de formações responsáveis pela discriminação e percepção consciente dos odores. O rinencéfalo é constituído pelo bulbo olfatório tracto olfatório, pirâmide olfatória, tubérculo olfatório pré-piriforme, substância olfatória Perfurada anterior, área piriforme olfatória, formação hipocampal olfatória, giro para-terminal olfatório e núcleo habenular. Estas formações são relativamente atrofiadas no homem. Nos animais inferiores, as estruturas rinencefálicas são a parte fundamental do cérebro. Este cérebro inferior rege o comportamento geral, tem memória, conexões com o sistema somativo e vegetativo, visceral, gustativo, visual, com a região diencéfalo - hipotalâmica e desempenha um papel importante na atividade sexual, de agressividade e de defesa. "O rinencéfalo, notável por suas vias aferentes e eferentes, pode ser considerado como um verdadeiro cérebro do comportamento." No homem, este papel é desempenhado pelo córtex cerebral.


http://www.rborl.org.br/conteudo/acervo/acervo.asp?id=1664

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Cérebro







O cérebro é um órgão do sistema nervoso central situado no interior da caixa craniana de diversos animais vertebrados, dentre eles o ser humano. Divide-se em hemisférios cerebrais e estruturas intra-hemisféricas, sendo os hemisférios distintos pelas pregas nas suas superfícies, que formam giros, os quais são separados por sulcos ou fendas.
Cérebro em Mamíferos
Cérebro humano

O cérebro humano, que requer 25% daquilo que o coração bombeia, é particularmente complexo e extenso. Se divide em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O seu aspecto se assemelha ao míolo de uma nóz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se extende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas «áreas funcionais», que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.
Outros mamíferos
Pequenos invertebrados como insetos podem ter 1 milhão de neurônios no cérebro; já o cérebro de animais vertebrados maiores pode ter mais de 1 trilhão de neurônios (1012). O cérebro humano é constituído por cerca de 100 bilhões de neurônios (1011), que parecem organizados em agrupamentos chamados fibras nervosas, cada uma com 80 a 100 neurônios em um diâmetro de 30-50 µm. Calcula-se que existam 200 milhões de ligações entre ambos os hemisférios cerebrais. Já em cérebros de camundongos, por sua vez, estima-se que existam de 8 milhões de neurônios, cada um deles com até 8 mil sinapses, ou conexões, com outras fibras nervosas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro

Cerebelo











http://www.geocities.com/epamjr/neuro/cerebelo.html


O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso suprasegmentar, que se origina da parte dorsal do metencéfalo. A palavra cerebelo origina-se do latim e significa "pequeno cérebro". Sua função básica é a de modular e regular a função motora, coordenando os movimentos, regulando o equilíbrio, o tônus muscular e mantendo a postura.
Uma lesão no cerebelo leva a uma diminuição ou dificuldade na atividade motora, e não a uma paralisia, ou seja, perda do movimento.

Localização

O cerebelo está situado acima do forame magno, dorsalmente ao tronco encefálico, formando o teto do IV ventrículo. A parte cranial do teto é formada por uma fina lâmina de substância branca, o véu medular superior, que se prende entre os pedúnculos cerebelares superiores. A parte caudal é formada por uma parte de substância branca do nódulo do cerebelo e o véu medular inferior, que se prende medialmente às bordas laterais do nódulo.
O cerebelo repousa na fossa cerebelar do osso occiptal. Está separado do telencéfalo pela tenda do cerebelo, que é uma prega da dura-máter.
O cerebelo está ligado ao tronco encefálico por três grossos feixes de fibras chamados pedúnculos.
O pedúnculo cerebelar superior liga o cerebelo ao mesencéfalo. Ele contém principalmente axônios eferentes e é também chamado de braço conjuntivo. O pedúnculo cerebelar médio liga o cerebelo à ponte, sendo também chamado de braço da ponte . Ele contém somente axônios aferentes. O pedúnculo cerebelar inferior ou corpo restiforme liga o cerebelo ao bulbo, e contém axônios tanto aferentes quanto eferentes .

Macroscopia

O cerebelo possui uma região central, mediana, chamada vérmis, mais dilatada na face superior, formando uma crista, enquanto que na face inferior do cerebelo, o vérmis afunda-se numa depressão. O vérmis está separado do restante do corpo do cerebelo por dois sulcos. O restante corresponde as porções laterais chamadas hemisférios cerebelares. Superiormente o vérmis não é bem separado dos hemisférios, diferente da porção inferior. O cerebelo é formado por uma camada de substância cinzenta( formada pelos corpos dos neurônios cerebelares) constituindo o córtex cerebelar. Abaixo do córtex está a substância branca constituída de axônios mielinizados, os quais podem ser aferentes ou eferentes. Eles formam o centro branco medular. Num corte sagital , é possível visualizar bem o formato em arborização da substância branca, o que faz com que o cerebelo seja conhecido como árvore da vida.( Fig 5 )
No centro da substância branca estão localizados os 4 pares de núcleos do cerebelo mostrado em corte transversal, sendo eles, do medial para o lateral: núcleo fastigial, globoso e emboliforme ( que juntos formam o núcleo interpósito ), e o denteado, o maior de todos .
O córtex cerebelar possui vários sulcos transversais que divide sua superfície em pregas, chamadas folhas ou fólios. Os sulcos mais profundos são chamados fissuras que separam as folhas em grupos chamados lóbulos. Esses lóbulos são agrupados em lobos, separados pelas principais fissuras. São elas: a fissura prima, na parte superior, que separa o corpo do cerebelo em duas partes desproporcionais – o lobo anterior, que é menor e superior, e o lobo posterior. a fissura póstero-lateral, visível na porção inferior, separa o lobo floco-nodular do restante do corpo. Este lobo é formado pelo nódulo, lóbulo do vérmis, ligado ao flóculo, lóbulo do hemisfério. Há também a fissura horizontal, vista na porção posterior do cerebelo.

Divisões do cerebelo

São 4:
• uma divisão anatômica.
• uma divisão ontogenética ( transversal ).
• uma divisão longitudinal.
• uma divisão filogenética..
Na divisão anatômica, o cerebelo divide-se em vérmis e hemisférios, como foi dito anteriormente.
A divisão ontogenética está baseada no desenvolvimento do homem . A 1ª fissura a surgir durante este desenvolvimento é a fissura póstero-lateral , que separa o lobo floco-nodular do restante do corpo. A 2ª fissura é a prima que separa o lobo anterior do lobo posterior.
Além dessa divisão transversal, existe uma divisão longitudinal, proposta recentemente de acordo com estudos das conexões do córtex cerebelar com os núcleos centrais. Nesta, o cerebelo divide-se numa zona medial, uma zona intermédia e uma zona lateral. A zona medial, ímpar, corresponde ao vérmis. De cada lado está a zona intermédia paravermiana. A zona lateral corresponde à maior parte dos hemisférios.
A última divisão é a filogenética, ou seja, baseada no desenvolvimento do cerebelo desde os seres mais simples até os mais complexos. O cerebelo divide-se em arquicerebelo, paleocerebelo e neocerebelo. Esta divisão é de grande importância para a localização das síndromes cerebelares


http://www.geocities.com/epamjr/neuro/cerebelo.html

Mesencéfalo,diencéfalo,rombencéfalo,prosencéfalo








(diencéfalo)




1. Prosencéfalo
2. Mesencéfalo
3. Romboencéfalo
4. Futura medula espinal
5. Diencéfalo
6. Telencéfalo
7. Mielencéfalo, futuro bulbo Medula espinhal
8. Hemisfério cerebral
9. Lóbulo olfatório
10. Nervo óptico
11. Cerebelo
12. Metencéfalo

members.fortunecity.es/.../image008.gif

Telencéfalo: parte terminal anterior do cérebro que provém da vesícula cerebral anterior do embrião, formada pelos dois hemisférios cerebrais e pelos lobos olfactivos.

Diencéfalo: a parte do eixo nervoso que compreende o tálamo e o hipotálamo, encefalo

Mesencéfalo:parte média do encéfalo.

Rombencéfalo:posteriormente; origina o Metencéfalo (que, por sua vez, origina a Protuberância e o Cerebelo) e o Mielencéfalo (que origina o Bulbo Raquidiano).

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070322084150AA9m1Kq

Prosencéfalo - anteriormente; dá origem ao Telencéfalo (que, por sua vez, está na origem dos hemisférios cerebrais) e ao Diencéfalo (que dá origem ao tálamo e ao hipotálamo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso_central

Ponte ou Protuberância







Na ilustração, você tem as áreas cerebrais com suas funções específicas. O cérebro situa-se no interior da caixa craniana. Possui mais de dez bilhões de neurônios e pesa menos do que 1,5kg. Regula muitas atividades inconscientes, como sonhar, por exemplo. Ao mesmo tempo, destaca-se por regular atividades que requerem o máximo da consciência: aprender, pensar, criar, memorizar etc.

Localiza-se abaixo do cérebro, diante do cerebelo e acima do bulbo. como o próprio nome indica, a ponte serve de passagem de impulsos nervosos que vão ao cérebro. A ponte está também relacionada com reflexos associados às emoções, como o riso e as lágrimas.


www.corpohumano.hpg.ig.com.br/.../cerebelo3.jpg

terça-feira, 1 de maio de 2007

Bulbo








1-Médula Espinhal 2-Bulbo Raquídeo 3-Cerebelo 4-Amígdala Cerebral 5-Hipotálamo 6-Glándula Pituitaria 7-Tálamo 8-Corteza Cerebral 9-Corpo Caloso

http://www.biblia.com/maravillas/cerebro.htm


Bulbo raquidiano, bolbo raquidiano, medulla oblongata, medula oblonga, ou bulbo é um componente do tronco encefálico, juntamento com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta é interna. É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito (mais específico da área postrema). Por isso uma pancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, causa morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulbo_raquidiano

Medula espinhal


Medula Espinhal marcada em azul


A medula nervosa espinhal ou medula espinhal, é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada de diante para trás apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical(situada na região cervical)e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar). Pode ser dividida em 6 porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal.


As principais funções da medula espinal
Conduzir impulsos nervosos do corpo para o encéfalo
Produzir impulsos nervosos coordenando atos como, por exemplo, O reflexo involuntário.
Em torno da medula espinal existe um líquido, de consistência semelhante à água: o líquor ou líquido céfaloraquideano. Esse líquido banha todo o sistema nervoso central.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_espinal

sistema nervoso entérico




É uma terceira divisão do sistema nervoso central da qual não se fala muito.
O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que invervam o sistema digestivo (trato gastrointestinal pâncreas, e vesícula biliar).

http://br.geocities.com/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.html

Sistema Nervoso Autonômico


O sistema nervoso autonômico é dividido em 3 partes : o sistema simpático, o sistema parasimpático e o sistema nervoso entérico. O sistema nervoso autonômico controla os músculos lisos dos órgãos internos e glândulas.

Esta figura mostra a organização geral do sistema nervoso autonômico. Um neurônio localizado no encéfalo ou medula espinhal, leva informações à um gânglio autonômico, enquanto que outro sai do gânglio e passa a informação adiante para um órgão.

Note que o sistema nervoso somático tem apenas um neurônio entre o Sistema Nervoso Central e o orgão enquanto que o autonômico tem dois neurônios, que se ligam no gânglio autonômico.

http://br.geocities.com/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.html

sistema nervoso somático


O sistema nervoso somático é constituído de fibras nervosas periféricas que mandam informações para o Sistema Nervoso Central além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticos (que tem movimento voluntário)

A figura ao lado mostra o funcionamento do sistema nervoso simpático motor. O corpo da célula é localizada no encéfalo ou na medula espinhal e se liga direitamente ao músculo esquelético.

http://br.geocities.com/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.html

Divisão do sistema nervoso










Sistema Nervoso Central
O Sistema Nervoso Central é dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinal (não confundir com medula óssea). Numa pessoa adulta, o encéfalo pesa 1.3 de 1.4 kg. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia. A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas. A coluna vertebral, a coleção de vértebras que protege a medula espinhal, tem cerca de 70 cm de comprimento. Assim a medula espinhal é bem mais curta que a coluna vertebral.

Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso Periférico é dividido em três partes principais, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autonômico , e uma terceira parte chamada de sistema nervoso entérico.

http://br.geocities.com/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.html