quinta-feira, 19 de abril de 2007

Fibras Nervosas



Gânglio nervoso, HE
Observar os neurônios gânglionares ( →) envolvidos pelas células satélites (ð).
(«) fibras nervosas; (*) tecido conjuntivo.

acd.ufrj.br/labhac/figura92_arquivos/image002.jpg

São formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios) e seus envoltórios Cada fibra nervosa é envolvida por uma camada conjuntiva denominada endoneuro. Assim, em uma fibra mielinizada, temos três bainhas envolvendo o axônio: bainha de mielina (de natureza lipídica), bainha de Schwann e o endoneuro.
As fibras nervosas organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo, chamada epineuro. Os nervos não contêm os corpos celulares dos neurônios; esses corpos celulares localizam-se no sistema nervoso central ou nos gânglios nervosos, que podem ser observados próximos à medula espinhal.
Quando partem do encéfalo, os nervos são chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal, denominam raquidianos.
Os nervos permitem a comunicação dos centros nervosos com os órgãos receptores (sensoriais) ou, ainda, com os órgãos efetores (músculos e glândulas). De acordo com o sentido da transmissão do impulso nervoso, os nervos podem ser:
sensitivos ou aferentes -- quando transmitem os impulsos nervosos dos órgãos receptores até o o sistema nervoso central;
motores ou eferentes -- quando transmitem os impulsos nervosos do sistema nervoso central para os órgãos efetores;
mistos -- quando possuem tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras. Os nervos mistos são os mais comuns no organismo.


http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-nervoso.htm

Nenhum comentário: