sábado, 5 de maio de 2007

Aracnóide do encéfalo







www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/DSCN20391+.JPG

1. Membrana delicada que envolve o encéfalo e a medula espinal, situando-se entre as meninges pial e dural, separada da dura-máter pelo espaço subdural, que é atravessado por trabéculas isoladas, e da pia-máter pela cavidade subaracnóide, que é preenchida com líquido cefalorraquidiano.

- A cavidade subaracnóide

Entre a aracnóide e as meninges piais. Contém líquido cefalorraquidiano e vasos sanguíneos maiores da parte central do sistema nervoso, sendo atravessada por delicadas trabéculas de tecido conjuntivo, unindo a aracnóide e a pia-máter.
Onde quer que o cérebro e o crânio não estejam intimamente adaptados, a aracnóide é separada da pia-máter por amplos intervalos, denominados cisternas subaracnóides, sendo estas contínuas entre si através da cavidade subaracnóide geral, da qual elas são apenas dilatações.

- As granulações aracnóides

São pequenas elevações, ocorrendo geralmente em aglomerações próximas dos seios sagital superior, transverso e de alguns outros. Elas projectam-se em direcção ao seio sagital e suas lacunas venosas.
Elas causam atrofia de pressão no osso, produzindo depressões na face interna do crânio.
As granulações aracnóides são intumescências macroscópicas, ou distensões, de diminutas projecções da aracnóide do encéfalo, denominadas vilosidades aracnóides.
O líquido injectado na cavidade subaracnóide penetra nas granulações e vilosidades e daí para os seios venosos da dura-máter por osmose.

http://portfolio.med.up.pt/pipoca/patologia/meninges.htm

Nenhum comentário: