terça-feira, 1 de maio de 2007

Medula espinhal


Medula Espinhal marcada em azul


A medula nervosa espinhal ou medula espinhal, é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada de diante para trás apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical(situada na região cervical)e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar). Pode ser dividida em 6 porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal.


As principais funções da medula espinal
Conduzir impulsos nervosos do corpo para o encéfalo
Produzir impulsos nervosos coordenando atos como, por exemplo, O reflexo involuntário.
Em torno da medula espinal existe um líquido, de consistência semelhante à água: o líquor ou líquido céfaloraquideano. Esse líquido banha todo o sistema nervoso central.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_espinal

Nenhum comentário: